sexta-feira, 26 de abril de 2013

A eco cidadania inicia já na infância!

Nós da turma do jardim, gostamos muito de ajudar a natureza, que é o nosso grande tesouro. Na Emei Amarelinha, já ajudamos a profe Betânia nos cuidados da horta, porém, sabemos que só isso, não é o suficiente. Resolvemos fazer algo, que possa ajudar a nossa comunidade escolar...
Todo mundo em casa, faz uma fritura, não é? Um pastelzinho, enroladinho, batata frita, tudo isso é muito bom, mas depois, surge a dúvida, o que fazer com o óleo? Perante essa dúvida que surge em muitas famílias, fizemos um levantamento de dados com os pais de todos os alunos da escola e infelizmente, constamos que a maioria das famílias descarta o óleo de forma incorreta. Botando o óleo no lixo, pela pia da cozinha e até no chão.
Desta forma, resolvemos por a mão na "massa" e fazer algo para ajudar as nossas famílias. Encaramos o desafio com tudo e agora, vamos fazer sabão com óleo de cozinha...
Esta semana já iniciamos o processo do sabão, que demora para ficar pronto, mas sabemos que o resultado vai valer a pena!! Confira algumas fotos e aguarde, que vem mais por ai!







quinta-feira, 25 de abril de 2013

Buffet


       É com imensa alegria que revelamos a SURPRESA, a qual estávamos guardando segredo durante toda a semana!

Nossa escola acaba de adquirir com a verba municipal, PROGAEM, um BUFFET e uma MESA DE INOX para as refeições dos alunos. A partir desta quinta-feira, dia 25/04/2013, nossos pequenos passarão a servir-se no Buffet, aumentando ainda mais a autonomia e a qualidade no se refere a sua alimentação.

Aproveitamos também para agradecer aos que contribuíram com sugestões sobre o que seria a SURPRESA e entraram conosco nesta alegre brincadeira!
      Confiram alguns registros deste primeiro dia no novo Buffet!

Berçários:
Maternais I e II:
  Recebendo auxílio das Professoras para servir-se!
 Maternal III e Jardim N.A
 Estava realmente uma delícia!!
Aguardem por mais novidades!!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SURPRESA!!!

Esta semana nossa Escola irá receber uma linda surpresa que irá beneficiar a todos os nossos alunos!
Esta surpresa está representada no roll de entrada da Escola por uma caixa de presente!
Deixe sua opinião sobre o que será! Participe desta brincadeira e aguarde pelas novidades!!!

Com carinho: Equipe Amarelinha

sexta-feira, 19 de abril de 2013

BUFFET DE CACHORRO QUENTE NA EMEI AMARELINHA!


No dia 12/04, sexta-feira, tivemos nossa primeira promoção do ano de 2013.
Com a organização dos membros da APMEI e ajuda dos pais, professoras e funcionárias da escola foram vendidos exatos 1.219 cartões de cachorro quente, garantindo o sucesso desta promoção!
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo, além disso é sempre bom poder envolver e contar com os pais nas atividades escolares dos filhos!
"O interesse e participação familiar são fundamentais. A escola necessita saber que é uma instituição que completa a família, e que ambos precisam ser um lugar agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muitos próximos para o benefício do filho/aluno." (Tiba, 1996) 
  
Confiram alguns clicks deste momento!


E estas foram as vencedoras de venda de cartões e ganharam seus brindes:
Família:
Janete Cunha- Mãe do Arthur JNA= 47 cartões
Funcionária: 
Profª Débora- B1= 18 cartões 

Obrigada a todos os envolvidos e aos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso desta atividade!!
Com carinho: APMEI Amarelinha

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Jardim - Letramento

          Na Educação Infantil, mas precisamente na pré escola, inicia-se um processo de letramento. Este processo, começa através da escrita do nome, onde então a criança terá acesso as letrinhas do seu nome, do nome dos colegas, das profes, dando uma base para a alfabetização propriamente dita. Nós, do jardim, já iniciamos este processo, reconhecendo as letrinhas que fazem parte do nosso nome, como também, estamos percebendo a importância de ter um nome e o seu significado social para nós.

  "Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica da palavra, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade." 
 Paulo Freire




Fernanda

Manuela

Jonathas

Júlia e Jonathas

Lucas e profe Larissa

Guilherme

Brayan

Arthur

Rene

Ohana

Camili

Vithoria

Ketlhym

Nicoli 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

M3 - Atividades com jogos para explorar a matemática na Educação Infantil






  Segundo Kamii comenta que: 
      O conhecimento lógico-matemático deve ser construído pelo indivíduo de dentro para fora. Quando as crianças confrontam uma resposta ou um argumento com o qual discordam, elas têm que pensar sobre o próprio pensamento (as relações que fazem), sobre o raciocínio de outra pessoa (as relações que o outro faz) e decidir sobre quem tem razão. Se elas concluem que estão erradas, modificam o próprio raciocínio.
 A interação-social dessa forma,estimula o pensamento crítico, mas não constitui a fonte do conhecimento lógico-matemático. (KAMII, 2004,p.86) 
       A ideia de trabalhar com jogos é para aproveitar a curiosidade natural da criança e fazê-la interagir com ambientes propícios para o seu desenvolvimento, produzindo situações em que a criança deve descrever 
objetos, animais ou o próprio organismo; como atuam ou como funcionam; como se parecem; como e onde se localizam; quantos são.Juntamente com as habilidades de comunicação, atenção e compreensão, memorização, imitação e de seguir instruções, os conceitos relativos a espaço, tempo e quantidade são centrais à aprendizagem que a escola considera fundamentais. 








          A cada atividade executada o discente adquire habilidades de ver, ouvir e tocar, assim, o grau de amadurecimento aparecerá, tornando hábil, destro para o desempenho das atividades a fim de que alcancem os objetivos propostos, porém possam discordar, expor os seus próprios conceitos e suas próprias ideias, intenções, opiniões e analisar quem está com a prudência, ou seja, com a solução correta.
         O importante é renovar, criar, utilizar técnicas que estimulem o aprendizado, além de descobrir
soluções aos desafios propostos, detecta-se que o discente só aprende fazendo, ou seja, quanto mais praticar, maior será a sua habilidade.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

M3 - BALANGANDÃ


Uma folha de revista e ou jornal, barbante e papel crepom. Os materiais necessários para a confecção de um balangandã são simples, mas capazes de proporcionar muita diversão.
     Sob a orientação das professoras, os alunos montaram seus próprios brinquedos e depois realizaram diversas atividades práticas com eles, com movimentos livres e dirigidos. Eles praticaram com a mão direita, a mão esquerda, rodando o balangandã por cima da cabeça, do lado do corpo, na frente do corpo e com as duas mãos. 

     De acordo com as professoras, essa atividade ajuda a desenvolver a lateralidade, a coordenação motora e a criatividade. “É de suma importância para a criança vivenciar o brinquedo construído por ela mesma, valorizando assim sua criatividade e o desenvolvimento integral”.
Blog do Maternal III


sexta-feira, 5 de abril de 2013

terça-feira, 2 de abril de 2013

QUAL É A COR DO AMOR???

A turma do Maternal 1 está engajada em descobrir e conhecer tudo o que o projeto "SÃO TANTAS EMOÇÕES" vem proporcionando.
Para instigar a  curiosidade, nossa Hora do conto no Avental didático trouxe uma questão que até gente grande ficou curiosa em descobrir:  - QUAL É A COR DO AMOR? ( de Linda Strachan) - um elefantinho faz uma pergunta importante e todos os animais da floresta tentam ajudá-lo, mas ele não fica muito satisfeito com as respostas, até voltar para junto de sua mãe, que lhe dá a melhor resposta de todas!
Confira este momento fascinante em nossa construção da aprendizagem, onde o que sempre prevalece é o Amor pelas crianças!





 Antes de iniciar a história, aprendemos uma musiquinha bem relaxante:

PARA OUVIR, O SOM DO MOSQUITINHO
E AS BATIDAS DO SEU CORAÇÃOZINHO
PEGO A CHAVINHA E FECHO A BOQUINHA
HUM, HUM, HUM
FECHOU? MELHOROU!!!






SÃO UNS AMORES VOCÊS NÃO ACHAM???

Muito suspense...

Atenção na história...

Duas crianças...ops, duas profes!!! 

Alana quis escolher sua cor a partir dos personagens do avental!

Discutindo: Qual é a cor do amor???

Miguel auxiliando a profe Paty no avental!!!





 E PARA VOCÊ?
 QUAL É A COR DO AMOR???