segunda-feira, 15 de abril de 2013

M3 - Atividades com jogos para explorar a matemática na Educação Infantil






  Segundo Kamii comenta que: 
      O conhecimento lógico-matemático deve ser construído pelo indivíduo de dentro para fora. Quando as crianças confrontam uma resposta ou um argumento com o qual discordam, elas têm que pensar sobre o próprio pensamento (as relações que fazem), sobre o raciocínio de outra pessoa (as relações que o outro faz) e decidir sobre quem tem razão. Se elas concluem que estão erradas, modificam o próprio raciocínio.
 A interação-social dessa forma,estimula o pensamento crítico, mas não constitui a fonte do conhecimento lógico-matemático. (KAMII, 2004,p.86) 
       A ideia de trabalhar com jogos é para aproveitar a curiosidade natural da criança e fazê-la interagir com ambientes propícios para o seu desenvolvimento, produzindo situações em que a criança deve descrever 
objetos, animais ou o próprio organismo; como atuam ou como funcionam; como se parecem; como e onde se localizam; quantos são.Juntamente com as habilidades de comunicação, atenção e compreensão, memorização, imitação e de seguir instruções, os conceitos relativos a espaço, tempo e quantidade são centrais à aprendizagem que a escola considera fundamentais. 








          A cada atividade executada o discente adquire habilidades de ver, ouvir e tocar, assim, o grau de amadurecimento aparecerá, tornando hábil, destro para o desempenho das atividades a fim de que alcancem os objetivos propostos, porém possam discordar, expor os seus próprios conceitos e suas próprias ideias, intenções, opiniões e analisar quem está com a prudência, ou seja, com a solução correta.
         O importante é renovar, criar, utilizar técnicas que estimulem o aprendizado, além de descobrir
soluções aos desafios propostos, detecta-se que o discente só aprende fazendo, ou seja, quanto mais praticar, maior será a sua habilidade.

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