"As crianças, desde o nascimento, estão imersas em
um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As
crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações
entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco
convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas
cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo,
repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro
e operar com ele, etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos
poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo
sistemas de referência, identificando posições e comparando distâncias. Essa
vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos. Fazer
matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar
procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar
validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não
realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas,
entre outras coisas. Dessa forma as crianças poderão tomar decisões, agindo
como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto,
o trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos
autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
Nessa perspectiva, a instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades. "
Nessa perspectiva, a instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades. "
FONTE: http://amomatematicainfantil.blogspot.com.br/p/pcn-ed-infantil-matematica.html
E é exatamente com esta abordagem que a professora TATIANA PINTADO, vem aplicando seu projeto MATEMATICANDO com a turminha do M3 no momento de hora atividade da profe Patricia.
Parabéns profe Taty!!! VOCÊ É 10!!!!
CONFECCIONANDO O MATERIAL DE CONTAGEM |
DE 1 À 10 |
1,2,3,4,5,6,7,8,9, 10!!!! |
Materiais concretos: números presentes em nossa sala, mochilas, roupas, etc...quanta coisa, quanto número! Você já percebeu? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário