A chegada da criança à escola é um momento de grande importância, tanto para ela como também para pais e professores.
A adaptação é um período flexível e de transição entre a saída de casa e a entrada na escola. Durante este momento a família e a criança experimentam uma série de sentimentos: expectativas, medos, esperanças, alegrias e até culpa. Devemos ter consciência que não é apenas uma adaptação ao novo ambiente, e sim de uma nova rotina que engloba fatores como sono, alimentação, barulho, higiene e vários outros estímulos. Por estes motivos, nós adultos, devemos ser tranquilos, afetivos e parceiros para que este processo aconteça da forma mais tranquila possível.
Os educadores e a escola promovem um ambiente afetuoso e seguro com uma rotina diária flexível neste período que atenda as demandas e colabore na construção no vínculo entre o bebê e seus educadores. Já a família participa de forma colaborativa com diálogo e trocas para a resolução das questões que estejam causando certa turbulência neste período.
Confiança, afeto, respeito e a parceria entre a escola e a família, são fatores fundamentais, não só neste período, mas em todo o processo educativo.
Nossos bebês estão se saindo muito bem neste desafio, construindo fortes laços afetivos e desenvolvendo a confiança no ambiente escolar. Não temos dúvidas que será um ano de muitas descobertas e desenvolvimento!
Nível 1 – 2021
💛💜💚
Professoras: Luciane e Ana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário