quinta-feira, 20 de maio de 2021

Nível 3B - Tarde

 Queridas famílias...

    Esta semana vamos ler e refletir com as crianças sobre a história da “Joaninha sem bolinhas”.





Era uma vez uma joaninha que nasceu sem bolinhas... Por isso ela era diferente. As outras joaninhas não lhe davam nenhuma atenção. Cada uma com as suas bolinhas, passavam a vida a dizer que ela não era uma joaninha. A joaninha ficava triste, pensando nas bolinhas e no que poderia fazer… comprar uma capa de bolinhas? Ou, quem sabe, ir-se embora para longe, muito longe dali? Ela pensava e pensava… sabia que não seriam as bolinhas que iriam dizer se ela era uma joaninha verdadeira ou não. Mas as outras joaninhas não pensavam assim. Então ela resolveu não dar mais importância ao que as outras joaninhas pensavam e continuou a sua vida de joaninha sem bolinhas… até que um dia, as joaninhas reunidas resolveram expulsar do jardim aquela que para elas não era uma joaninha! Sabendo que era uma autêntica joaninha, mesmo sem bolinhas, teve uma ideia… contou tudo ao besouro preto, que é parente distante das joaninhas. Decidiram ir a casa do pássaro pintor e contaram-lhe o que estava a acontecer. O pássaro pintor, então, teve uma ideia. Pintou tão bem o besouro, que ele ficou a parecer uma joaninha verdadeira… e lá foram os dois para o jardim: a joaninha sem bolinhas e o besouro disfarçado. No jardim, ninguém percebeu a diferença. E com festa receberam a nova joaninha. A joaninha sem bolinhas, que a tudo assistia de cima de uma folha, pediu um minuto de atenção e, limpando a pintura que disfarçava o besouro preto, perguntou:  - afinal… quem é a verdadeira joaninha?

Fonte: Http://virtudesaqui.blogspot.com/search?q=joaninha

Qual a principal reflexão? O respeito às diferenças.

Somos todos diferentes uns dos outros, e cada um de nós deve ser amado e aceito assim

 como é, e entender que o importante não é ser alto ou baixo gordinho ou magro, ter

 cabelos lisos ou crespos.  Então, a família como responsável pelo primeiro processo de

 socialização das crianças, tem em suas mãos o papel de instruir e educar através de

 valores no seu cotidiano.

Então, o kit desta semana para os alunos remotos terá:

- Uma folha para escrever o relato

- Uma dobradura de joaninha

- Cotonete

- Tinta preta.

1- Para esta proposta vamos precisar da ajuda da família, na folha anexa solicitamos que

 escrevam, depois de conversar com a criança, o que ela acha que tem em seu rosto,

 cabelo ou corpo parecido ou diferente  do papai, mamãe ou mesmo uma avó ou tia.

 

2- A segunda proposta consiste em utilizar um cotonete e pintar com a tinta preta,

 bolinhas nas asinhas da joaninha.

 

Objetivos

Adotar atitudes de respeito à diversidade e pluralidade cultural em situações reais e/ou

 fictícias, tais como hora do conto, peças teatrais, danças, filmes, entre outras.

Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem.

Participar de diferentes momentos de diálogo, ampliando progressivamente o vocabulário,

 tendo em vista a importância de compreender o momento de escuta e fala.

 

Enviem as  fotos destes momentos para o watts da profe Élida.

 

Beijos carinhosos,

Profe Élida e Genara


Nenhum comentário:

Postar um comentário