Queridas famílias...
Esta semana vamos ler e refletir com as crianças sobre a história da “Joaninha sem bolinhas”.
Era uma vez uma joaninha que nasceu sem
bolinhas... Por isso ela era diferente. As outras joaninhas não lhe davam
nenhuma atenção. Cada uma com as suas bolinhas, passavam a vida a dizer que ela
não era uma joaninha. A joaninha ficava triste, pensando nas bolinhas e no
que poderia fazer… comprar uma capa de bolinhas? Ou, quem sabe, ir-se embora
para longe, muito longe dali? Ela pensava e pensava… sabia que não seriam
as bolinhas que iriam dizer se ela era uma joaninha verdadeira ou não. Mas as
outras joaninhas não pensavam assim. Então ela resolveu não dar mais
importância ao que as outras joaninhas pensavam e continuou a sua vida de
joaninha sem bolinhas… até que um dia, as joaninhas reunidas resolveram
expulsar do jardim aquela que para elas não era uma joaninha! Sabendo que
era uma autêntica joaninha, mesmo sem bolinhas, teve uma ideia… contou tudo ao
besouro preto, que é parente distante das joaninhas. Decidiram ir a casa do
pássaro pintor e contaram-lhe o que estava a acontecer. O pássaro pintor,
então, teve uma ideia. Pintou tão bem o besouro, que ele ficou a parecer uma
joaninha verdadeira… e lá foram os dois para o jardim: a joaninha sem
bolinhas e o besouro disfarçado. No jardim, ninguém percebeu a diferença.
E com festa receberam a nova joaninha. A joaninha sem bolinhas, que a tudo
assistia de cima de uma folha, pediu um minuto de atenção e, limpando a pintura
que disfarçava o besouro preto, perguntou: - afinal… quem é a
verdadeira joaninha?
Fonte: Http://virtudesaqui.blogspot.com/search?q=joaninha
Qual a principal reflexão? O respeito às
diferenças.
Somos todos diferentes uns dos outros, e cada um de nós deve ser amado e aceito assim
como é, e entender que o importante não é ser alto ou baixo gordinho ou magro, ter
cabelos lisos ou crespos. Então, a família como responsável pelo primeiro processo de
socialização das crianças, tem em suas mãos o papel de instruir e educar através de
valores no seu cotidiano.
Então, o kit desta semana para os alunos
remotos terá:
- Uma folha para escrever o relato
- Uma dobradura de joaninha
- Cotonete
- Tinta preta.
1- Para esta proposta vamos precisar da ajuda da família, na folha anexa solicitamos que
escrevam, depois de conversar com a criança, o que ela acha que tem em seu rosto,
cabelo ou corpo parecido ou
diferente do papai, mamãe ou mesmo uma
avó ou tia.
2- A segunda proposta consiste em utilizar um cotonete e pintar com a tinta preta,
bolinhas nas asinhas da joaninha.
Objetivos
Adotar atitudes de respeito à diversidade e pluralidade cultural em situações reais e/ou
fictícias, tais como hora do conto, peças teatrais,
danças, filmes, entre outras.
Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à
aprendizagem.
Participar de diferentes momentos de diálogo, ampliando progressivamente o vocabulário,
tendo em vista a importância de compreender o momento
de escuta e fala.
Enviem as fotos destes
momentos para o watts da profe Élida.
Beijos carinhosos,
Profe Élida e Genara
Nenhum comentário:
Postar um comentário