Olá queridas Famílias!
Estamos vivenciando dias de incertezas, angústias e ansiedade e apesar de não parecer, nossas crianças também absorvem estes sentimentos. Pensando nisso, nossa equipe pesquisou e selecionou uma proposta que ofereça um momento de relaxamento entre você e seu bebê.
SHANTALA: APRENDA O PASSO A PASSO DE COMO MASSAGEAR O BEBÊ
A Shantala é mais do que uma técnica de massagem – é um ato que reforça aspectos indispensáveis
desde o primeiro respirar do bebê no mundo: o amor, o carinho e o contato.
A massagem poderá acalmar ou deixar seu bebê mais agitado, por isso você deve observar seus efeitos e adequá-la ao melhor momento do dia. O mais importante é notar a disposição do bebê em receber a massagem.
Aprenda a técnica Shantala para massagear seu bebê
Primeiro, prepare o ambiente de forma aconchegante, ajustando uma iluminação confortável. Você poderá usar um colchão ou um trocador onde você e seu bebê deverão ficar. A temperatura do ambiente deve estar agradável. Retire anéis ou pulseiras para que não atrapalhem.
Por fim, aqueça suas mãos e utilize um óleo vegetal para untá-las. Sente-se com suas pernas esticadas acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem:
1° Comece massageando o peito. Movimente suas mãos do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.
2° Agora, o movimento deverá partir do tórax e ir em direção aos ombros do pequeno.
3° Segure o pulso do bebê com uma de suas mãos, formando uma espécie de bracelete. Depois, com a outra mão, forme um bracelete próximo ao ombro do seu pequeno e deslize-o até o encontro da outra mão, em movimento de rosca. Repita o movimento sucessivamente.
4° Agora é a vez das mãozinhas. Use seu polegar para massagear, começando da palma e indo em direção aos dedinhos. Depois, puxe delicadamente cada um deles e os aperte suavemente.
5° Posicione suas duas mãos na altura do peito do bebê e desça até a altura da bexiga. Repita de 3 a 6 vezes. (Obs: Essa é uma ótima técnica para o alívio das cólicas!)
Atividades incríveis para acalmar os pequenos
6° Faça um leve movimento de torção começando na base da coxa do bebê e indo até seus tornozelos,
massageando toda sua perninha. Você pode repetir esse movimento até 10 vezes em cada uma das pernas.
7° Massageie seus pezinhos usando também seu polegar, puxando e apertando os dedos, assim como nas mãozinhas.
8° Agora, posicione seu bebê virado de costas para você. Ele ficará de bruços em suas pernas. Coloque suas mãos na altura dos ombros e desça com elas até a altura dos quadris. Depois, faça o movimento inverso, partindo dos quadris em direção aos ombros. Dê leves batidinhas ao longo das costas.
9° Você poderá massagear agora seu rostinho suavemente
Esses são alguns passos desta técnica milenar que, além de proporcionar benefícios orgânicos, reforça os laços entre o bebê e suas figuras de afeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário