Mas antes, precisamos organizar a brincadeira, usando as
folhas recebidas ou as que vocês têm em casa, produzindo:
-5 Fichas com os NÚMEROS de 1 ao 5;
-5 Fichas com as QUANTIDADES de 1 a 5;
-4 Fichas com as FORMAS GEOMÉTRICAS
BÁSICAS: círculo, quadrado, retângulo e triângulo;
-3 Fichas com as CORES PRIMÁRIAS:
vermelho, amarelo, azul.
→Prontas as fichas, coloquem em um
saquinho (não transparente) as dez primeiras, dos números e quantidades;
→Em outro saquinho (também não
transparente), as fichas com as formas e as cores.
Sempre com a ajuda da
família, estamos prontos para começar a brincadeira: caça aos tesouros da nossa
casa!
Vocês vão sorteando uma ficha do saquinho dos números e
quantidades e uma ficha do saquinho das formas e cores, na ordem que quiserem.
Estas duas fichas vão indicar os objetos que deverão ser procurados na casa.
Uma das fichas indicará a quantidade de objeto(s) - que você
identificará pelo número ou contará as quantidades.
A outra ficha a forma OU a cor do objeto(s).
Vocês farão uma caçada na casa, procurando por objeto(s), observando
a quantidade e a forma (QUE PAREÇAM TER ESTE FORMATO) OU a cor correspondentes
às fichas.
A cada caçada, vocês farão o registro, desenhando em uma
folha as fichas sorteadas e o(s) objeto(s) encontrado(s) por vocês!
A família também ajuda a escrever o que você desenhou.
Aproveitem para observar se alguma ou algumas das palavras começam com a letra
do seu nome.
Brinquem até que as
fichas do saquinho das formas e cores terminem ou quantas vezes mais vocês
quiserem!
Divertida caçada para
vocês!!!
Ideia
– Jogo da Memória!
Com as fichas dos números e quantidades, vocês podem brincar
também de jogo da memória, formando pares correspondentes, o número com a sua
quantidade. As fichas das formas e/ou das cores, podem ser desenhadas novamente
por vocês, de forma que tenham duas iguais de cada uma, também podendo jogar
memória.
Assim vocês terão mais três jogos pra
brincar sempre que quiserem!!!
Objetivos: Participar da organização de brincadeiras e jogos,
elaborando combinados; manipular, explorar e organizar progressivamente
brinquedos e outros objetos, realizando classificações complexas, utilizando
critérios como cores, formas quantidades, entre outros, percebendo semelhanças
e diferenças.
Esperamos as fotos e/ou os desenhos
destes momentos especiais!
Beijos virtuais
Nenhum comentário:
Postar um comentário