terça-feira, 13 de outubro de 2020

NÍVEL 2 C/D

                    

     Querida família

Nesta proposta da semana estamos trazendo algo relacionado à arte na infância e brincadeiras.

Confeccionamos uma tela para pintura contendo pincel, tinta, caneta hidrocor onde pode ser feita uma releitura de uma das obras do pintor e artista Ivan Cruz que vocês escolherem.

Junto com a proposta preparamos um material que conta pouquinho da história deste artista que retrata as brincadeiras da infância.

Sugestão: podem também escolher uma das brincadeiras retratadas e aproveitar para relembrar e resgatar uma de sua infância.

Objetivos do trabalho com artes visuais na Educação Infantil:

·        Ampliar o conhecimento de mundo que possuem,

·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

·   Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio das expressões de artes visuais, pintura, desenho, construção de esculturas;

·        Desenvolver o processo criador.

Segue algumas obras do artista para que possam escolher a releitura.

Registrem este momento e enviem para o numero da escola.

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências.


                                             IVAN CRUZ 
O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança.

 Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes.

No ano de 1986 resolve se dedicar integralmente à produção artística.

 Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas Brincadeiras. O sucesso foi tão grande por aqui, que ele cancela sua exposição em Portugal e expõe em várias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro. Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais...

De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda. Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.

 Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.





Com carinho: Professora Carina

Nenhum comentário:

Postar um comentário