Queridas famílias
Nossa proposta desta semana foi pensada no desenvolvimento dos alunos e vamos compartilhar algumas informações sobre um momento que acompanha toda criança: o desfralde.
Tendo em vista que este momento é delicado e exige muita paciência e calma dos envolvidos. Cada criança tem o seu tempo e deve ser respeitado.
Preparamos uma história com um fantoche do personagem para tornar a hora do conto ainda mais lúdica.
Estamos enviando um material com 10 dicas para o desfralde, um guia prático e alguns esclarecimentos que ajudarão os pais neste período caso a criança esteja pronta para o processo do desfralde.
Registre o momento da hora do conto e nos envie para o número da escola.
Com carinho professora Carina.
DEZ DICAS PARA O DESFRALDE
1. Preparando o terreno
Durante este dia façam atividades que abordem o uso do banheiro. Converse com a criança sobre o que irá acontecer nos próximos dias. Explique que a partir de alguns dias ela não vai mais precisar usar a fralda e que isso será muito legal.
2. Banheiro
É lá onde fazemos as necessidades A partir deste dia é importante começar a limpar acidentes somente dentro do banheiro. Quando a fralda/calça estiver cheia de cocô, faça a criança colocar o cocô dentro da privada e dar descarga. Esse processo ajuda a criança a relacionar o banheiro com o xixi e o cocô.
3. Um tempinho de reflexão
Incentive a criança a ficar sentada no pinico ou privada de roupa. Para que ela aprenda a se sentar por um período nesses locais. Tenha em mãos livros, brinquedos ou outras atividades para entreter a criança. Não force ela a ficar sentada. Tente tornar as brincadeiras interessantes. Caso não seja possível, seja insistente.
4. Água, a melhor amiga das crianças.
Lembre-se de sempre fazer a criança lavar as mãos depois de sair do banheiro. Criar esse hábito desde cedo torna a tarefa automática quando ela crescer. Faça uma brincadeira com a água da torneira para tornar esse processo mais divertido.
5. Brincadeiras de banheiro
Não pergunte para a criança se ela quer ir ao banheiro, simplesmente vá até lá e a chame para brincar com você lá dentro. Assim você vai transformar a ida até lá mais natural.
6. Faça observações
Vale anotar no celular, no papel ou até mesmo no banheiro, mas procure deixar anotado o que funcionou ou algumas observações que podem ajudar no processo do xixi e cocô no vaso.
7. Hora do xixi
Assim que a criança acordar, leve-a ao banheiro, fale para tirar a fralda ou calcinha sozinha puxando as fitinhas laterais e sente o pequeno na privada. É sempre uma boa ideia fazer as outras atividades matinais enquanto ela está sentada no vaso (como escovar os dentes, pentear o cabelo, etc…). Durante este horário a maioria das crianças usam o banheiro, este é o momento perfeito para dar um tom de sucesso para o resto do dia. Se após os primeiros 10 minutos a criança não usar o banheiro com sucesso, siga em frente para a próxima atividade do dia.
8. Crie uma "rotina do banheiro"
É fácil e ela deve incluir:
Entrar no banheiro;
Tirar a calça;
9. Deixe-a livre
Sem o uso de roupas, a criança começa a ver o que acontece quando ela precisa ir ao banheiro. Ela percebe que se não faz no vaso o xixi escorre pela perna, que molha o chão, que o cocô suja o chão. No caso de um acidente, faça ela te ajudar a limpar, mas sem pressão. Sem falar nada, entregue um pano para a criança ajudar a limpar. No caso do cocô, pegue com um papel ou saco plástico e leve a criança até o banheiro. Faça colocar o cocô na privada e dar descarga. Explique que ali é a casa do cocô e do xixi. Nessa hora vale até o famoso “dar tchau para o cocô”.
10. Seja sincero
Sempre que possível explique o que vai acontecer e o que você espera da criança. Não tente explicar enquanto as coisas já estão em andamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário