quarta-feira, 28 de abril de 2021

Nível 3 B - Tarde

                                                                         Queridas Famílias...

    Como todos sabemos comemoramos neste mês o dia do índio, primeiros habitantes do território brasileiro, os índios se dividem em diversos povos de hábitos, costumes e línguas diferentes.

    Em nossa culinária sofremos forte influência indígena, como segue o texto abaixo:

    Os índios, através de sua forte ligação com a floresta, descobriram nela uma variedade de alimentos, como a mandioca (e suas variações como a farinha, o pirão, a tapioca, o beiju e o mingau), o caju e o guaraná, utilizados até hoje em nossa alimentação. Esse conhecimento das populações indígenas em relação às espécies nativas é fruto de milhares de anos de conhecimento da floresta. Lá, eles experimentaram o cultivo de centenas de espécies como o milho, a batata-doce, o cará, o feijão, o tomate, o amendoim, a abóbora, o abacaxi, o mamão, a erva-mate e o guaraná.

http://progdoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/66-influencia-da-cultura-indigena-em-nossa-vida-vai-de-nomes-a-medicina


    Agora após leitura do texto acima, para refletirmos sobre esta influência culinária, solicito para que a família escreva na folha anexa no kit, alguns destes alimentos que já fez uso na alimentação do seu(sua) filho(a), e se ele(a) gostou ou não.



    A arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras do índio expressar a sua cultura, há uma grande diversidade de tribos que se destacam na arte da cerâmica.

    Então vamos fazer arte?

    No kit desta semana foi enviado os seguintes materiais:

- Um vaso feito de caixa de leite com telinha de isopor

- Tinta marrom

    A proposta será a criança pintar com o dedo, para sentir a textura da telinha de isopor e da superfície da caixa de leite.

    No final, esta obra de arte pode ser ofertada a mamãe, ou a quem nossa criança quiser!!

 

Objetivos

Proporcionar experiências e situações de escolha, apostando na capacidade das crianças.

Apreciar obras de arte, possibilitando releituras a partir de elementos diversificados.


 

         Já esperamos fotos destes momentos especiais, no watts da Profe Élida.

 

Beijos carinhosos,

Profe Élida e Genara


Nenhum comentário:

Postar um comentário