Querida família!
As professoras da turma do Nível 4 pensaram em algumas
propostas para serem realizadas em suas casas, com os pequenos. Esperamos que
se divirtam muito!
Aguardamos seu
retorno, a respeito das atividades, pelos meios digitais:Facebook:
facebook.com/emei.amarelinhaWhatsApp: (51)
99103-2552 (somente para fotos).
1- Hora da
História – O Mágico de Oz
2-
Momento criativo –
Agora vamos confeccionar as roupas do seu
personagem favorito. Exemplos:
Para essa tarefa será necessário:
·
Pedaços de tecido ou
TNT
ou
E.V.A.
ou
Folha
de papel;
·
Tesoura;
·
Canetinhas ou
Tinta.
Caso seja
de seu interesse, os materiais estão à disposição na escola, bem como os moldes
acima descritos.
Agora é hora de brincar! Com um pedaço de
barbante/cordinha de varal e prendedores convide seu filho (a) a estender as
roupinhas confeccionadas por vocês; além dessas, ele (a) pode adicionar na
brincadeira algumas peças de roupas dele (a) ou de outro membro da família.
Informação:
Imitar os adultos é sempre uma grande
diversão para as crianças. Desde pequenos, observam tudo o que fazemos. A
partir de um ano já começam a nos copiar, reproduzindo em suas brincadeiras
situações do cotidiano. Através do jogo simbólico podemos favorecer a execução
de atividades da vida
prática.
Estender e recolher a roupa do varal deveria ser uma brincadeira de crianças. Os benefícios de ter um varal infantil como brinquedo são vários: favorece o jogo simbólico, melhora o movimento de pinça (com as mãos), promove a imaginação, assim como desenvolve habilidades sociais. Dessa forma, estender roupas em um varal tem um objetivo bem claro... estimular o desenvolvimento da COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA!
"Coordenação motora ampla: é o trabalho que
vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e
cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris). As atividades envolvidas nesta
prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às
percepções gerais da criança."
3-
Depois da brincadeira no varal é hora de brincar
com botões; essa atividade tem por objetivo estimular a autonomia dos pequenos
bem como o desenvolvimento da motricidade fina. Ela consiste em por os botões
nos buraquinhos e depois tirá-los para repetir a atividade.
(Outra possibilidade é usar uma
camiseta/camisa de algum membro da família ao invés de confeccionar o brinquedo
abaixo).
Para confeccionar esse brinquedo, faz-se
necessário:
·
Tecido ou velcro;
·
Caneta;
·
Botões;
·
Tesoura;
·
Linha e agulha (para prender os botões)
Informação:
O desenvolvimento da autonomia na infância
permite a construção de uma personalidade saudável e possibilitará o
desenvolvimento da capacidade de resolver conflitos ao longo da vida. ... A
superproteção impede que a criança desenvolva recursos internos para lidar com
a vida e os obstáculos que esta impõe a todos nós.
Com Carinho, Professoras: Eva, Fabiola e Marta.
Aux. Ensino: Eliane Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário