terça-feira, 23 de junho de 2020

Nível 4 – O Mágico de Oz



Querida família!
As professoras da turma do Nível 4 pensaram em algumas propostas para serem realizadas em suas casas, com os pequenos. Esperamos que se divirtam muito!
 Aguardamos seu retorno, a respeito das atividades, pelos meios digitais:Facebook: facebook.com/emei.amarelinhaWhatsApp: (51) 99103-2552 (somente para fotos).



           1-      Hora da História – O Mágico de Oz





       2-    Momento criativo –
Agora vamos confeccionar as roupas do seu personagem favorito. Exemplos:


 

 


Para essa tarefa será necessário:
·         Pedaços de tecido ou
TNT ou
E.V.A. ou
Folha de papel;
·         Tesoura;
·         Canetinhas ou
Tinta.
Caso seja de seu interesse, os materiais estão à disposição na escola, bem como os moldes acima descritos.



Agora é hora de brincar! Com um pedaço de barbante/cordinha de varal e prendedores convide seu filho (a) a estender as roupinhas confeccionadas por vocês; além dessas, ele (a) pode adicionar na brincadeira algumas peças de roupas dele (a) ou de outro membro da família.



Informação:
Imitar os adultos é sempre uma grande diversão para as crianças. Desde pequenos, observam tudo o que fazemos. A partir de um ano já começam a nos copiar, reproduzindo em suas brincadeiras situações do cotidiano. Através do jogo simbólico podemos favorecer a execução de atividades da vida prática.



Estender e recolher a roupa do varal deveria ser uma brincadeira de crianças. Os benefícios de ter um varal infantil como brinquedo são vários: favorece o jogo simbólico, melhora o movimento de pinça (com as mãos), promove a imaginação, assim como desenvolve habilidades sociais. Dessa forma, estender roupas em um varal tem um objetivo bem claro... estimular o desenvolvimento da COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA!



"Coordenação motora ampla: é o trabalho que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris). As atividades envolvidas nesta prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às percepções gerais da criança."

      3-    Depois da brincadeira no varal é hora de brincar com botões; essa atividade tem por objetivo estimular a autonomia dos pequenos bem como o desenvolvimento da motricidade fina. Ela consiste em por os botões nos buraquinhos e depois tirá-los para repetir a atividade.

(Outra possibilidade é usar uma camiseta/camisa de algum membro da família ao invés de confeccionar o brinquedo abaixo).
Para confeccionar esse brinquedo, faz-se necessário:
·         Tecido ou velcro;
·         Caneta;      
·         Botões;
·         Tesoura;
·         Linha e agulha (para prender os botões)





Informação:

O desenvolvimento da autonomia na infância permite a construção de uma personalidade saudável e possibilitará o desenvolvimento da capacidade de resolver conflitos ao longo da vida. ... A superproteção impede que a criança desenvolva recursos internos para lidar com a vida e os obstáculos que esta impõe a todos nós.


Com Carinho, Professoras: Eva, Fabiola e Marta.
Aux. Ensino: Eliane Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário